5 grandes benefícios em se expressar nos relacionamentos

5 grandes benefícios em se expressar nos relacionamentos

Sabemos que a internet tem afastado pessoas e esfriado muitos relacionamentos, é o típico paradoxo, que ao mesmo tempo aproxima quem está longe e afasta quem está do lado. Sendo assim muitas pessoas tem perdido suas habilidades sociais tendo cada vez mais dificuldade em se expressar.

Temos que ser justos e não jogar toda essa responsabilidade só na internet, afinal, muitas pessoas tinham problemas para se expressarem por todos os séculos, desde que o homem é homem.

Sendo assim, vou listar 5 grandes benefícios que você tem, caso consiga se expressar em seus relacionamentos, sejam familiares, profissionais ou sociais. Vamos a eles:

1- Sucesso à longo-prazo

Muitas vezes deixamos de nos expressar e, até acabamos aceitando a vontade do outro, para ter uma paz momentânea. Na hora parece que você encontrou a solução, fica quieto, ou pior ainda, diz qualquer coisa que agrada a outra pessoa, mas na realidade aquilo que você realmente sente fica preso no peito.

De fato agir assim cria a calmaria momentânea, mas será que dura? NÃO!

Se você agir assim sempre, saiba que com o tempo você perderá o controle e esse acúmulo de angústia afetará diretamente na qualidade do seu relacionamento. Por isso, saber expressar-se vai te ajudar a cultivar o relacionamento a longo-prazo.

2- Relacionamentos mais harmônicos

Quando as duas partes conseguem se expressar melhor, há uma tendência em também as duas partes cederem um pouco. Cada um cedendo de um lado, o relacionamento entra em harmonia e os envolvidos certamente serão mais felizes.

3- Relacionamentos satisfatórios

Por consequência do item anterior, quando você consegue se entender e consegue expressar os seus desejos à outra pessoa ela se torna mais capaz de satisfazer estes desejos. Muitas vezes num relacionamento, conjugal por exemplo, uma pessoa pode sentir que não está sendo amada, mas, na realidade, o seu parceiro esta demonstrando o amor de uma forma diferente da qual ela espera.

Conhecer-se e saber expressar-se é uma solução simples e prática para resolver este problema.

4- Ter suas necessidades satisfeitas

Todos temos necessidades parecidas e, ao mesmo tempo, todos temos necessidades diferentes. Assim como o exemplo do item 3 (a necessidade de se sentir amado), temos muitas outras necessidades que precisam ser satisfeitas para nos sentirmos felizes. Algumas dependem apenas de nós mesmos, mas de forma geral, o ser humano é social e, por isso, precisa de outras pessoas para a maioria de suas necessidades mentais, emocionais e físicas.

5- Gratidão e felicidade

Podemos resumir a experiência humana nestas duas palavras, que, por si só, renderiam um artigo aqui no site. Resumindo, a felicidade é a busca final de todos nós e a gratidão é o estado emocional mais poderoso que temos, nenhum outro estado emocional pode vencê-la.

Cultivar bons relacionamentos nos ajuda a sentirmos gratos pela vida, pela família, pelo trabalho e pelos amigos, esta gratidão nos motiva a buscarmos nossos sonhos pessoais e nos tornam mais felizes.

 

Quer saber mais sobre este assunto? Então escreva-se na minha newsletter e receba um aviso no próximo artigo que sair!

Compartilhe este conteúdo: