Como conquistar e fidelizar clientes

Como conquistar e fidelizar clientes

Quando um empresário pensa no seu negócio logo ele já pensa em seus clientes, afinal a principal razão pela qual se abrem empresas é gerar riquezas e quem trás a riqueza para a empresa são os clientes. Agora pense o quanto é difícil conseguir clientes no mercado competitivo em que vivemos.

O primeiro passo para se conquistar cliente é a visibilidade, e isso vem através da Publicidade. Uma boa vitrine, um bom ponto, um material impresso de qualidade ou uma fanpage no facebook, tudo isso atrai o cliente para entrar na loja, entrar em contato com seu pessoal de vendas ou, se você for autônomo, com você mesmo.

Além de todas as ferramentas de publicidade que te trazem estes resultados, existe a mais eficiente e barata de todas: O BOCA-A-BOCA, ou em termos mais profissionais: as indicações.

O problema é que as indicações não começam antes de atender um cliente e sim depois de atender bem um cliente. Além disso, um cliente entrar na sua loja ou entrar em contato não garante um fechamento, ai entra um outro parâmetro que é a capilaridade, ou a proporção de negócios fechados por contatos realizados.

Sim, é bastante coisa para se preocupar, o bom é que tudo se resume em apenas uma variável: O ATENDIMENTO. Se for bom, o atendimento aumentará as chances de fechar negócio, gerará mais satisfação para o clientes aumentando a fidelização e a indicação de novos clientes em potencial.

Para explorar um pouco mais este efeito do atendimento acrescento, como sempre digo em meus treinamentos, que o ser-humano depende de outras pessoas, nossa vida está diretamente relacionada a qualidade de nossos relacionamentos, por isso, um bom atendimento libera hormônios que deixarão o cliente mais feliz gerando um nível de satisfação maior, mesmo que ele tenha pago mais caro que em outro estabelecimento ou mesmo que o produto não seja tão bom quanto do seu concorrente.

Outro aspecto sobre este ponto é a indicação, esta satisfação do cliente faz com que ele se sinta conectado e ativa o gatilho mental* da reciprocidade, sendo assim o cliente sente que deve, de alguma, forma retribuir pelo que recebeu, essa retribuição se transforma em indicações. Mesmo que ele não ative este gatilho, quando pensar sobre o produto que você vende, o primeiro estabelecimento que ele irá lembrar é aquele que mais gerou satisfação, sendo assim, se alguém pedir recomendações o nome do seu negócio será dito primeiro, também se ele lembrar que precisa adquirir novamente o seu produto ou serviço, também será o primeiro a ser lembrado.

É por essa razão que grandes empresas investem em treinamentos de atendimento ou vendas para suas equipes com grande frequência. E é pensando em empresas de pequeno porte, com menos que 10 vendedores ou atendentes que eu estou disponibilizando um dos meus treinamentos de forma aberta.

Invista no maior capital da sua empresa: A EQUIPE, e veja a diferença acontecer dentro do seu negócio! Ficou interessado? Então acesse:

* Gatilhos mentais são ferramentas inatas do ser-humano, são iguais para todas as pessoas independente da nacionalidade ou cultura. Caso queira um treinamento exclusivo sobre este tema poderá entrar em contato com nossa equipe.

Equipes a partir de 10 colaboradores devem solicitar um orçamento para o treinamento personalizado na empresa.

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