Pai & PNL

Pai & PNL

A um ano atrás eu tive meu primeiro dia dos pais, mas nós ainda não tinhamos certeza se a Kívia já estava grávida, então, oficialmente este domingo será meu primeiro dia dos pais como pai.

A Mariana está com 5 meses e eu gostaria de contar uma história em que eu fiquei sem chão.

No final do post vou te contar como, aqui em casa, nós nos presenteamos nestas datas como dia das mães, dia das crianças, etc. Você vai amar!

Eu nunca demonstrei muita emoção, posso estar triste, alegre ou bravo, minha felicidade em poder aproveitar esta vida é tamanha que alguns dizem que eu estou sempre alegre. É raro ver lágrimas de emoção saindo dos meus olhos, mas ao abrir o resultado do exame de sangue da Kívia foi incrível, e conseguiu ter esse efeito em mim.

Depois disso começa a espera e o tempo da gravidez. É uma escola de paciência. Todas as técnicas de controle de ansiedade podem ser necessárias neste momento.

Este é um tempo para se treinar o planejamento. Desde o início do namoro ha 13 anos atras, nós já conversamos sobre a educação dos filhos, então agora conversamos sobre detalhes como o parto. Queriamos muito o parto normal, mas algo deu errado no meio do caminho…

Até hoje não temos certeza do problema, mas passamos um dia inteiro nos preparando para um parto normal e no final do dia recebemos a notícia que seria cesária dentro de 1 hora.

Um sonho de infância da minha esposa foi por água abaixo em alguns segundos, e pior, ela teria uns 10 minutos para se recuperar antes de ser levada para o centro cirúrgico.

Neste momento eu desabei! Todas as técnicas de controle de estado emocional, de relações humanas vieram na minha mente e eu tentava aplicar todas e percebi que não conseguiria aplicar todas elas, então eu tive que optar entre mim e minha esposa. É óbvio que ela precisava mais de mim do que eu mesmo, então optei por ela.

Primeiro foquei em controlar minha fisiologia e comunicação interna para pelo menos não representar o que eu estava sentindo. Depois comecei a usar tecnicas para acalmar ela.

Nisso já estavamos andando eu segurando a mão dela rumo ao centro cirúrgico, onde fomos separados para ela receber a anestesia.

Neste momento eu estava com o foco nela, ouvindo sua voz no corredor para saber se ela estava bem, por isso não conseguia me controlar, decidi deixar as lágrimas correrem um pouco para depois voltar a me acalmar, quando eu ouvi a risada dela ecoando.

Pronto aquilo me serviu como âncora para melhorar o meu estado emocional. Permaneci ao lado dela o tempo todo até que a Mariana estivesse respirando fora da barriga, depois fiquei como uma barata tonta indo e voltando para ao mesmo tempo estar com a Kívia naquele momento difícil e com a Mariana nos seus primeiros momentos.

Esta história me ajuda a mostrar como aplicar técnicas como as de PNL e Coaching não é uma coisa fria e sim um gesto de amor. Depois do parto também houveram momentos difíceis em que, se eu não tivesse estes conhecimentos, eu não sei se teriamos conseguido passar sem sequelas.

Por isso, esteja sempre peparado pois nunca sabemos quando vamos precisar das nossas técnicas, e treine-as sempre, não adianta fazer meu curso ou fazer um processo de coaching se depois você deixar tudo esfriar. O treino deve ser constante.

Agora, como eu prometi, vou contar como iremos comemorar este dia dos pais.

Nossa cultura ocidental, voltada para o capitalismo, nos ensina que precisamos comprar presentes nas datas comemorativas. Não estou criticando o capitalismo, eu mesmo tenho que reconhecer que aceito a condição da nossa sociedade econômica e me divirto jogando o jogo financeiro da vida, mas quando se trata de família podemos ter umas saídas mais interessantes.

Aqui em casa, ao invés do presente, o homenageado, neste domingo, eu, escolhe o programa do dia. Sabemos que é difícil darmos total atenção todos os dias para os nossos amados, então esta forma de presentear é uma forma muito mais humana de demonstrar amor do que através de um presente.

Espero que você tenha aproveitado este post e que ele tenha te ajudado de alguma forma. Agora você deve ajudar a propagar a notícia! Se você já é inscrito na minha lista vip de e-mails compartilhe este link nas mídias sociais. Se você ainda não é inscrito, aproveite agora para se inscrever:

Compartilhe este conteúdo: