6 necessidades do ser humano

6 necessidades do ser humano

Hoje eu fiquei muito feliz em receber um e-mail do Robbins and Madanes Training dizendo que meu certificado está saindo de Illinois (EUA) e vindo para o Paraná! Por isso resolvi compartilhar um pouco sobre um dos conceitos matadores que aprendi no curso.

Antes gostaria de dedicar um rápido parágrafo para dizer quão especiais são estas pessoas, a começar pelo Tony (Anthony Robbins) que atua na área de coaching ha décadas, sendo considerado por muitos como um dos coachs mais importantes e famoso do planeta, basta você procurar o nome dele no Google e você vai saber do que estou falando. Já a Cloe Madanes é sinônimo de terapia familiar e uma das criadoras da abordagem estratégica, e ainda, foi aluna de ninguém mais nem menos que Milton Erickson, se você não conhece esse cara, googla ai! Para concluir, o casal Mark e Magali Pershya, âmbos coachs fenomenais, animados e muito competentes.

Bem, chega de bajular meus instrutores, vamos ao assunto as 6 necessidades básicas do ser humano (psicologia):

Quando se estuda sobre estas seis necessidades básicas de todas as pessoas, percebe-se que todos os hábitos que temos satisfazem ao menos uma delas, quando não várias ou até as 6.

Se você aprendeu na PNL que “por trás de todo comportamento existe uma intenção positiva”, pode ter certeza que esta intenção positiva está relacionada a estas necessidades básicas. Nós fazemos algo para satisfazer Todas as necessidades, e cada um as prioriza em uma ordem diferente de importância, por exemplo, quando eu iniciei o curso ha um ano atrás a mais importante para mim era variedade durante o curso eu mudei e hoje a mais importante para mim é contribuição. Faça uma reflexão de como você satisfaz cada uma delas e qual é a ordem de importância para você hoje, as necessidades são:

Segurança – Temos a necessidade de saber que as coisas ficarão bem, de nos sentirmos seguros. Para alguns pode ser um emprego estável, para outros a confiança em Deus ou ainda ter um plano de saúde.

Variedade – Também traduzível como “insegurança”, por mais paradoxal que possa parecer, temos necessidade de que nem tudo seja tão seguro, precisamos de coisas diferentes, pode ser o simples fato de ver o noticiário, assistir a filmes ou mais extremo como pessoas que possuem o hábito de mudar de residência a cada um ano ou dois.

Importância – É necessário sentir que alguém precisa de nós, na nossa evolução, quando viviamos em aldeias, aqueles que não tinham utilidade eram excluídos e, se pararmos para pensar, isso não mudou muito até hoje. Algumas pessoas buscam fama, outras a aprovação de amigos e parentes, ou simplesmente adotam um bixinho indefeso que precisa muito de você.

Conexão e amor – O ser humano é um “animal social” ou seja, para sermos completamente felizes precisamos de outras pessoas. Alguns satisfazem esta necessidade apenas pelo whatsapp, outros precisam ouvir um “eu te amo” diariamente.

Crescimento – Temos a necessidade de estar crescendo, fisicamente, mentalmente e/ou espiritualmente. Há muitas formas de satisfazer cada um destes três como por exemplo, esportes, estudo e oração, respectivamente.

Contribuição – É partir de si mesmo e entregar-se aos outros, pode ser satisfeita de várias maneiras, como ajudando alguém financeiramente, ou ensinando. Lembre-se que esta pode ser uma necessidade sua mais que dos outros, ou seja, é possível ser egoísta mesmo quando se contribui.

 

Há várias reflexões poderosas que podem partir deste conhecimento, para facilitar ordene por importância em um papel e então use para:

Mudar um hábito – Após identificar quais necessidades o seu hábito tem satisfeito pense “como posso satisfazer esta necessidade de outra forma?”

Mudar prioridades – Pense, qual é suas duas principais necessidades básicas hoje e se você trocasse por outras duas, quais seriam e como isso afetaria positivamente sua vida.

 

Compartilhe este conteúdo: