A voz interior pode ser controlada?

A voz interior pode ser controlada?

Já aconteceu com você de pensar em fazer algo e ai surge uma voz interior que diz “mas não vou conseguir…”?

Você sabia que isso pode acontecer devido à uma crença que está impedindo você de realizar uma tarefa, conquistar uma meta traçada e até de resolver um problema em sua vida? Pois bem, se você está disposto em tornar isso mais fácil, então leia com atenção o que tenho a dizer…

Crenças são maneiras de ver o mundo, adquiridas ao longo da vida, desde o nosso nascimento, influenciadas pelas pessoas com quem convivemos, experiência de vida e da educação que recebemos dos pais e da escola. A partir da forma como interpretamos os acontecimentos, formamos as nossas verdades e a nossa forma de agir e sentir. Consciente ou inconscientemente nossas crenças são representadas por nossas atitudes, escolhas e até julgamentos que fazemos das outras pessoas.

As crenças são o impulsor de nossas ações e julgamentos que podem influenciar de forma positiva ou negativa em nossa vidas. Podemos classificar as Crenças em Capacitadoras ou Limitadoras, como o próprio termo ja define, é algo que limita ou possibilita a mudança de paradigmas, dificultando identificar o ocorrido acreditando que essa é a verdade única.

Entre tantas crenças limitadoras que atrapalham nossas vidas é bem comum ouvir, conforme exemplificada no inicio do texto, “Ai, eu não consigo… Já tentei varias vezes e não consegui…”. Esse é o momento de reconhecer sua crença, questionar, comparar com a atitude de outras pessoas que você conhece e não generalizar um fato. Provoque uma mudança de seus paradigmas, sinta-se capaz, tenha segurança e parta para ação. A partir daí sua crença limitadora poderá se transformar numa capacitadora.

A PNL (Programação Neurolinguística) oferece varias técnicas que possibilitam remodelar o sistema de crenças e valores, oportunizando evoluir e rever os conceitos que temos sobre um determinado assunto, eliminando conflitos pessoais, no meio em que vivemos, relacionados ao trabalho, familia, e também na área da saúde.

Artigo escrito por Marlene Scherer durante o treinamento Practitioner em PNL

Compartilhe este conteúdo: