Números de telefone

Números de telefone

Neste post você vai aprender decorar números de telefone e qual a melhor maneira de organizar o novo digito 9!

 

Se você tem dificuldade em memorizar números de telefone, até mesmo das pessoas que você liga quase todos os dias, você vai mudar hoje mesmo!

Existem várias técnicas de memorização, mas vou ensinar as mais simples e práticas para o dia a dia.

A primeira é grupos de informação – diversos estudos apontam que o ser humano só consegue se concentrar em poucas coisas e focar completamente em 1 só.

Por isso, as pessoas que tem dificuldade em gravar um número de telefone provavelmente vêm o número assim: 9 4 7 2 2 8 1 2. (Número inventado durante a confexão do texto)

? é impossível memorizar esse número assim, faça o teste, memorize e depois feche os olhos! Não dá. Agora teste com esse número: 9472 2812.

É muito mais fácil  decorar agora né? É assim que as pessoas que decoram números de telefone fazem, elas separam por blocos, isso facilita pois ao invés de 8 informações você tem apenas 2. Assim também é com CPF, RG, etc…

Outra técnica que ajuda é usar seu sistema repesentativo principal. Se você não sabe o que é isso, entenda apenas como qual destes três sentidos é mais importante para você:

  • Visual;
  • Auditivo;
  • Sinestésico (tato, olfato, paladar, etc)

Então se seu S. R. Favorito for auditívo como o meu, você poderá usar rimas ou ainda dar rítimo mental para o número, para mim funciona 100%. Já se for visual, poderá visualizar os blocos de números com cores e formas. Por fim, se for sinestésico, deixarei uma resalva especial: poderá ser mais difícil aplicar esta técnica, pois primeiramente você terá que criar representações para cada número. Pode ser textura, expessura ou até sentimentos. Fazer isso vai te ajudar não só a memorizar telefones, mas também te permitirá entener melhor as matérias exatas.

 

E quanto ao nono dígito?

Não consigo entender por que inseriram mais um dígito se com 8 já é possível existirem mais de 40 milhões de números por DDD. Mas, eu não sou especialista da Anatel então vamos aprender a memorizar…

Pecebi que muita gente está dizendo assim 9 9472 2812. Você já deve estar imaginando por que isso é ruim!

Separar o “9” do restante do telefone parece uma saída inteligente afinal você diz uma informação padrã que é o “9” e depois fala o número que já tinha decorado!

A curto prazo é sim uma saida boa, mas pense a longo prazo quando este “9” virar um “8” ou um “7”!

Serão 3 blocos de informação para lembrar.

Imagine se resolverem colocar ainda mais um dígito na frente!!!

Parece improvável? Quando inseriram o oitavo dígito eu também pensei que acabaria lá.

Prevendo uma futura inserção do décimo dígito seria bom dizer 9947 22812. Assim quando inserir o novo dígito a memorização ficará mais fácil: 99947 22812.

Entretanto, a grande maioria dos softwares estã prontos para gravar 99472 2812, afinal, em ouros países é assim que se guarda a informação. Portanto é melhor incluí-lo no primeiro bloco.

Concluindo:

  • Diga, ouça e memorize os telefones em 2 blocos de números;
  • Mantenha o nono dígito em um dos blocos;
  • Prefira deixar 5 números no primeiro bloco e 4 no segundo, não por que é melhor, mas por que é a tendência dos softwares.

Gostou desta dica? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

Compartilhe este conteúdo: