Você está dormindo e derrepente acorda, percebe que está realmente acordado e consciente, mas algo te impede de se mexer. Aparentemente há alguma coisa te segurando, você vê coisas estranhas, que não deveriam estar ali, derrepente seu coração começa a acelerar, você é capaz de mexer apenas as pontas dos dedos até que em fim tudo acaba e você levanta da cama após esta estranha experiência de quase morte.

Para algumas pessoas esta cena pode parecer uma cena de um filme de terror, mas para outras pessoas isso é algo corriqueiro em suas vidas.

Eu mesmo tive paralisia do sono desde minha adolescência, naquela época pensava que era uma coisa malígna e que eventualmente eu morreria por causa disto. Depois de adulto a paralisia do sono retornou quando eu já estava casado e um dia resolvi pesquisar sobre o assunto, e irei compartilhar com vocês hoje.

Resolvi escrever este post pois recentemente algumas pessoas me reportaram este problema, dentre elas apenas uma encarou a situação como algo normal, as demais atribuíam à forças de outro mundo (como eu havia feito).

A sensação de quando se está em estado de paralisia do sono é tão medonha que existem várias histórias que eram contadas antigamente e se estendem aos dias de hoje. Felicidade, agora você saberá o que é isto!

Quando estamos em sono REM nosso cérebro tem atividades parecidas com quando estamos acordados, para evitar que este mesmo órgão mexa nossos membros, como braços, pernas e outros, nosso corpo possui um sistema de defesa que impossibilita o movimento do corpo, mesmo tendo recebido estas ordens do cérebro.

Algumas pessoas falham nesta defesa e acabam se mexendo, andando ou falando dormindo ou seja, sendo sonâmbulas. Quando acordamos do sono REM pode acontecer do corpo entender que ainda dormimos, por isso mantemos o corpo imóvel e também podemos ter alucinações parecidas com sonhos que se misturam com a realidade.

 

Não encontrei muito estudo sobre o assunto, mas é possível trata-lo, para tal, aconselho que busque um médico especialista.

Vale lembrar que as causas estão relacionadas ao stress, mudança súbita no ambiente ou na vida da pessoa, sono irregular ou cansaço extremo.

Caso você passe por isso, não se assuste, não acredite nas alucinações que são apenas sonhos misturados com a realidade e fique tranquilo, comece a se conscientizar do seu corpo e comece a mexer a ponta dos dedos, e logo verá que você estará se mexendo por completo.

Ou se preferir, faça como algumas pessoas que simplesmente aproveitam para continuar dormindo!

 

O mais importante é: Fique tranquilo, o que está acontecendo é natural e você pode e vai sair daquele estado logo.

Você também pode gostar: