Programação Neurolinguística

Todo mundo já ouviu falar sobre Programação Neurolinguística (PNL), mas poucas pessoas conseguem definir o que é. Ainda que, durante os passar das décadas, a PNL teve várias definições, nenhuma delas é oficial. Simplesmente por que este conceito já caiu em domínio público, por isso, nunca mais existira esta definição.

Você pode conferir como o Rafael explica o conceito de PNL, usando uma história que pode ser encontrada no livro Manual da Programação Neurolinguística de Joseph O’Connor:

Programação Neurolinguística é a forma como usamos nossa comunicação, verbal e não-verbal, para influenciar os sistemas do corpo e da mente.

Gostou do vídeo?

Aproveita que está no YouTube e assine o canal do Rafael!

Para que serve a PNL?

Agora que você tem uma noção do que é Programação Neurolinguística, vale a pena entender o que você pode fazer com ela. Para isso, pergunte-se quantas vezes você já se pegou pensando “por que eu fiz isso?” ou ainda se pegou agindo de uma maneira que não gostaria. Certamente, se você for como a maioria das pessoas, muitas vezes.

Se você estivesse no controle constante de sua vida, este tipo de pensamento nunca surgiria, você estaria sempre no controle total das suas ações. Mas acontece que nossa mente não tem os recursos suficientes para estar 100% do tempo consciente. É então que entra em ação nosso inconsciente. Na realidade, nosso inconsciente age em cerca de 99% das nossas ações diárias.

Você acha que seria bom poder programar o seu inconsciente para agir como você gostaria que ele agisse nestas ocasiões que definem o curso de nossas vidas?

Certamente você teria muito mais recursos e resultados positivos. Esta é a principal aplicação da Programação Neurolinguística.

Origens da PNL

Programação Neurolinguística - John GrinderProgramação Neurolinguística - Richard Bandler

Foi exatamente assim que Richard Bandler e John Grinder iniciaram seus estudos da Programação Neurolinguística. Eles buscavam entender o que diferencia uma mente de sucesso e uma mente fracassada. Antes que você possa pensar que estou falando apenas de riqueza ou de fama, sucesso para eles significava uma pessoa sentir-se bem sucedida, independente se para ela isso significasse ter muito dinheiro e fama ou apenas ter bons amigos e uma boa família.

Tudo depende do que você considera ser o sucesso hoje, e mais do que isso, o que você irá considerar ser o sucesso quando você chegar lá.

Que saber mais sobre PNL e participar de treinamentos com o acompanhamento do Coach Rafael Rocha?

Conheça a escola iNLP Center, onde o Rafael atende como trainer e responsável pela divisão brasileira da escola.

Compartilhe este conteúdo: